quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Concurso de Oratória


Concurso de Oratória 1982
Colégio São Francisco
4º Lugar
Sonhando com um Brasil e um Mundo Melhor

O nosso mundo está muito conturbado cheio de violência, injustiças de toda espécie e outros atos imorais.
Eu, você, nós todos sempre procuramos, desejamos viver bem e em paz, sonhamos um dia em viver num mundo calmo, a onde as pessoas sejam irmãs, se respeitem umas as outras, onde não haja violência , assaltos, inflação, guerras, sede de poder, ganância, greves.
Eu imagino que o mundo um dia será um paraíso.
O mundo que imagino seria lindo com muitas arvores, matas que hoje em dia está se tornando uma raridade. Lá a árvores e matas não seriam desmatadas por pessoas que somente pensam no  dinheiro e se esquecem de preservar a natureza.
Neste paraíso não existiria poluição no ar, o céu seria azul, rios seriam limpos, os peixes seriam em abundancia, animais haveria de todas espécies.
O mundo de amanhã não seria como o mundo de hoje que há competições entre países. Não haveria guerras, as forças armadas não existiriam. Lá seria um mundo pacifico não seria como o mundo de hoje existem chefes de países que apelam para as armas e são amantes da guerra, gostam de ver patriotas morrerem por sua pátria a vezes inutilmente.
As vezes jovens de 16,17 e 18 anos com toda vida pela frente são obrigados a irem para uma guerra, contra as suas vontades e voltam para casa depois da guerra traumatizados.
Pobre dos familiares, mães, esposas de soldados que partiram para uma guerra, ficam preocupadas em suas casas escutando toda noticia do rádio sobre a guerra e o locutor do rádio fala assim:
Fontes do Ministério da Defesa britânico afirmaram que mataram 100 argentinos e que fizeram 1.400 prisioneiros”.
As baixas britânicas foram 12 mortos e 31 feridos, segundo essas fontes.”
A guerra acaba, os generais líderes dos países em guerra se abraçam e ficam os pobres e infelizes soldados mortos e agonizantes pelo chão ensanguentados.
Eu me pergunto para que serve a ONU (Organizações das Nações Unidas)?
No paraíso o povo falaria o que pensa, sem medo de repressões haveria abertura política total para todos sem distinção. Não seria como foi o Brasil de 64 até a década de 64 até a década de 70 onde o povo não podia criticar e nem falar mal do sistema de governo do nosso pais, que logo já era exilado e tirado para fora do Brasil.
E nosso pais o governo federal não se preocupa com a educação  do povo brasileiro, porque eles querem ver o povo ignorante , alienado dos problemas do pais.
70% do dinheiro do paraíso seria aplicado na educação não em armamentos como acontece no Brasil e no mundo.
A educação no Brasil é uma das piores do mundo. O governo oferece ao aluno carente que frequenta o 1º ou 2º grau, o estudo de graça quando aluno passa de um 2º grau fraco enfrenta o tabu vestibular, não conseguindo passar.
No Brasil é poucos que conseguem chegar a uma faculdade porque? Por culpa de quem isso acontece?
No paraíso o trabalhador não seria escravo do trabalho, como acontece em nosso pais e no mundo.
O trabalhador brasileiro trabalha demais e ganha pouco, não consegue vencer a inflação.
Nós vivemos num pais de regime capitalista onde todos pensam em ganhar dinheiro e ser mais rico que o vizinho do lado. Pois onde muitos nada tem e poucos tem demais.
No paraíso não haveria pobreza, assaltos como acontece nas grandes cidades onde as pessoas mais pobres tem que roubar,matar para dar o que  comer para seus filhos.
No paraíso não faltaria alimentos nas mesas dos brasileiros, os preços dos alimentos nunca subiriam pois não haveria custo de vida e inflação.
Brasileiros! Temos que lutar com muita garra para superarmos os problemas do Brasil e do mundo.”
Teremos que seguir o exemplo de Tiradentes e outros vultos históricos que lutaram e morreram pelo Brasil.
O jovem brasileiro tem que deixar de ser alienado e acomodado e de ver as multinacionais tomar conta do nosso pais e influir em nossa vida, nosso comportamento, tornando-os pouco a pouco instrumentos nas mãos dos Estados Unidos.
Só lutando poderemos construir o paraíso que sonhamos, fazer o Brasil e mundo melhor para os nossos filhos e netos viverem o amanhã mais tranquilos.
                   FIM

Nome: Paulo Roberto da Silva Furtado
  Auxiliar B
Concurso  Oratória




segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Silvane Santos Maria


Silvane Santos Maria


Silvane Santos Maria


Inter 2 x 0 Nacional



Silvane Santos Maria


Inter 2 x 0 Nacional

Inter 2 x O Nacional

Inter 2 x 0 Nacional

Oxum


Yemanjá


Silvane Santos Maria


Paulo Furtado e a amiga Jessica


Paulo Furtado


sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Time do Zé 6 x 7 Time do Gilmar

26.09.1989 Domingo

Ginásio Serrano

Foi uma das grandes jornadas que eu fiz no futebol de salão neste dia 26.02.1989. Fiz a melhor atuação do ano de 1989 alguns momentos do jogo lembrei dos bons momentos vividos no do futebol de salão de 1983 nos tempos de Colégio São Francisco. Estava jogando no time do Gilmar, o time do Zé saiu marcando dois gols em cima de nós. As duas equipes no inicio estavam três na linha de cada time. Conseguimos empatar a nossa equipe estava melhor na quadra eles desempataram 4 x 3 nós empatamos e as falhas continuavam. Empatamos 4 x 4, eles fizeram 5 x 4 e após 6 x 4.
Um jogador deles completamente livre escapa pela direita e chuta a meia altura no canto direito dei uma voada sensacional e espalmei para escanteio. Dai começou as grandes defesas que fiz no jogo. Com maioria das bolas chutadas no canto esquerdo voava bem para aquela direção.
Numa bola bem chutada foi alta na gaveta no canto esquerdo fiz uma excelente ponte peguei firme.
Outras cabeçadas dos atacantes do time adversário bem colocadas peguei todas.
No ultimo minuto o Zé escapou chutou é verdade que foi fraca a bola ficou presa no meio das minhas pernas. Toca a campainha para o final do jogo caído levando a bola para cima, depois de muito tempo ganhei uma partida no Ginásio Serrano.
Estou atravessando um dos melhores fases da minha vida esportiva.
Já na quinta feira fizemos uma grande atuação no treino da Autoval.
Neste domingo sai consagrado fiz defesas que sempre quis fazer as bolas foram altas bem do estilo que gosto de chutes de longa distância e a meia altura.
Foi uma grande jornada e em Santa Cruz o Glória estreava no Campeonato Gaúcho da primeira divisão empatamos de 1 x 1 e ganhamos nas cobranças de pênalti e o goleiro Gasperin que foi o espelho da minha maneira de jogar como goleiro. Eu procuro imita-lo muitos jeitos de jogar do Gasperin. Fez uma grande atuação dele defendendo dois pênaltis.
O Zé na segunda feira passou na minha casa e disse "Paulo foi você e o Gasperin os grandes goleiros do final de semana".

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

19.02.1989

Local: Ginásio Serrano
 Time do Zé 12 x 6 Time do Almir

Foi um grande jogo no Ginásio Serrano a disputa da turma do Bairro, Eu estava jogando de goleiro para o time do Almir. Todos os domingos temos horários no Ginásio.
O ritmo começou fortíssimo e levamos dois gols de falha da defesa do outro lado, o time do Zé com um bom goleiro e uma ótima defesa.
O juiz que andou se perdendo e num lance que houve falta no nosso jogador e ele parou eu pensei que o jogador estava impugnado o Zé entrou e fez o gol. Eu me perturbei comecei a reclamar, gritei muito com os nossos jogadores. Apesar de ser uma brincadeira a gente sempre tem que jogar sério.
Comprovando a minha ótima fase no futebol de salão o Sérgio chutou fiz uma ponte sensacional numa bola que veio alta espalmei. Recebi aplausos por essa defesa.
Falhamos demais na defesa e propiciamos bons ataques do adversário.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

17.02.1989 - Sexta Feira

Local: Campo do Haras São Luiz

Time da Autoval A 4 x 2 Time da Autoval B

O pessoal da empresa Autoval organizaram uma pelada para pós o jogo um churrasco de confraternização.
Na empresa estava um comentário geral sobre a minha pessoa por ter atuado e ter uma passagem pelo Glória no tempo em que eu era juvenil na equipe de Vacaria RS. E o jogo de futebol de salão que fizemos quinta feira dia 09 data no qual comecei a trabalhar na empresa, confirmaram a minha forma.
Após um ano sem jogar futebol de campo somente jogando futebol de salão, fomos convidados a participar e estamos em campo.
O jogo foi bem disputado no primeiro tempo levamos dois gols por falhas individuais do nosso zagueiro. Quase nem peguei na bola eles foram duas vezes e marcam os gols.
no segundo tempo o nosso time foi para cima perdemos vários gols. E no meio do jogo o time A fez uma modificação tirou o centroavante deles o Vacaro e colocou outro senhor bom tecnicamente que prendeu a nossa zaga em nosso campo.
O centroavante do time A escapou do nosso zagueiro e chutou rasteiro e me atirei no chão a bola passou debaixo do meu corpo uma falha e todo time brigou comigo. O Basso disse que vim todo fantasiado e não pegava nada no gol.
Levamos mais num chute de rebote mas esse gol tinha sido anulado mas o pessoal computou no resultado para mim o placar correto era 3 x 2 para o time A.
Perturbado como frango que levei veio de uma bola da defesa deles um balão e eu cheguei e agarrei  a bola e soltei no pé do Renatinho meti a cara na bola pegou no meu olho.
Fiquei com a vista embaralhada já estava escurecendo.
O Renatinho escapa livre e chuta forte defendo com as pernas vai a rebote para o centroavante deles que chuta e eu com um grande reflexo foi em direção de bola e meio de cocoras dou um tapinha e coloco para escanteio com uma grande vibração dos companheiros de time. Mas mesmo assim terminou o jogo e os corneteiros como a gente diz no futebol me ironizavam muito.
O time A um time jogando veteranos e muito experiente jogou o cérebro e nós com um time jovem jogamos sem cabeça e companheiros de time muito individualista queriam fazer tudo sozinho.
A história se repete como sempre quem não faz leva e ninguém fala dos muitos gols que perdemos  e fizemos só dois, mas lembram das falhas do goleiro como que a gente fosse culpado da derrota.


09.02.1989 - Quinta Feira

Mais uma vez mantive a  escrita de jogar bem no mês do meu aniversário, consegui pelos menos dar um presente para mim mesmo. Ganhando pela primeira vez uma partida no Ginásio Serrano.

09.02.1989 - Quinta Feira
Local: Ginásio Serrano

Time de Branco 10 x 9 Time de Azul

Fiz a minha estreia jogando no meu novo emprego na Empresa Autoval.
Jogava contra o Bebeto e jogava com o Renatinho o meu ex-técnico do Glória. O Bebeto jogou comigo no juvenil do Glória.
Foi ótimo o jogo o time de branco bem postado e com ótimo goleiro que defendia tudo.
E eu fazendo uma grande partida comprovando a minha ótima fase no ano de 89 no futebol de salão.
Notei a diferença de jogar com jogadores técnicos e experientes.
Saímos perdendo de goleada graças as minhas defesas e a experiência do Renatinho conseguimos reagir e quase empatar. No ultimo minuto o Betinho chutou na trave.

domingo, 4 de agosto de 2019

24.07.1988 Domingo

Time de Azul 12 x 4 Time de Branco

Por incrível que pareça pela primeira vez consegui jogar no dia do meu aniversário. Fui no Ginásio Serrano para jogar num time e acabei jogando em outra equipe.
O time de Azul era composto por velhos conhecidos de outros jogos, nos bons tempos, o Juarez, Lincol, Coalhada e Badalotti eram amigos de outras partidas que disputamos.
O time de Azul uma excelente time com um bom toque de bola e com deslocamentos ótimos na quadra. Levamos de inicio quatro gols em chutes de longa distancia, inclusive estava frio no jogo, numa manhã de uma temperatura baixa.
A nossa equipe fez 1 x 4 e daí começou a mostrar futebol de pressão e de grandes jogadas. Fiz três grandes defesas que me fez dar moral e não me deixar impressionar com os quatro gols que levei. O time virou o jogo e espantou a zebra.
Duas defesas que fiz em chutes de longa distancia e uma agarrei a bola num disparo potente do jogador deles.
Gostei de ter jogado ao lado de jogadores técnicos que sabem o que fazem com a bola.
Sai no final da partida cumprimentado pelos companheiros pela boa atuação que fiz.


sábado, 3 de agosto de 2019

Inter 2 x 0 Nacional

Inter 2 x 0 Nacional

19.12.1987

Membros Antigos da CRJ 2  x 4 Membros Novos da CRJ
Foi uma ótima brincadeira realizados pelos membros da Coordenação Jovem da Regional da Pastoral da Juventude. Esta pelada realizada na cidade de Lageado RS. Uma partida bem disputada inclusive, até as mulheres jogaram algumas gurias mostrando muito talento no futebol e jogando melhor que muitos rapazes.
Para mim foi uma experiencia interessante que pela primeira tinha jogado futebol fora de Vacaria.
Estive muito bem e mostrei algumas coisa do meu futebol, apesar de estar fora das competições esportivas. Muitos colegas da CRJ me elogiaram muito o meu futebol e disseram que eu fui responsável pela vitória do time dos novos da CRJ.
Fiquei muito contente que apesar de não estar mais nos meios futebolísticos ainda continuamos jogando como nos bons tempos de juvenil.

Inter 2 x 0 Nacional

Inter 2 x 0 Nacional

Caxias 1 x 2 Inter

Caxias 1 x 2 Inter

Caxias 1 x 2 Inter

Inter 2 x 0 Nacional

Amiga do Vitraux Club



sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Paulo Furtado no Parque Marinha do Brasil


Hawai (2) 1 x 3 Buique

Fomos para esse jogo determinados para vencer ou empatar já que não tínhamos mais chances de conquistar o torneio, o nosso objetivo era conquistar uma boa colocação no torneio.
Saímos ganhando de 1 x 0, mas a minha infelicidade que o jogador deles o Maranhão girou o corpo chutou meio fraco e me atirei espalmei a bola com a mão esquerda e foi para dentro do gol. Numa infelicidade incrível.
Fomos para o segundo tempo numa cobrança de falta o juiz não apitou e eles cobraram rápido e o Betinho chutou no meu contrapé e tentei defender com a perna direita mas não foi possível, o nosso time reclamou da atitude do juiz que não autorizou a cobrança e validou o gol deles e não tivemos chance nem de formar a barreira. Fui reclamar e sacudi o juiz dizendo para ele apitar direito e fui expulso de campo pela primeira vez na minha vida no futebol.
Levamos o terceiro gol mas era outro goleiro que estava no gol no meu lugar depois da minha expulsão do jogo.
E com a desistência do Bortolon ficamos em quarto lugar no torneio. Nós tínhamos mais uma partida com o Hawai 1 que sagrou campeão do torneio, ficando o Avenida vice-campeão e o Buíque em terceiro.
Foi bom o torneio e gostei de ter participado, mas infelizmente nunca dou sorte nas decisões e mais uma vez não consegui levar a minha medalhinha e ser campeão pela primeira vez.

Inter 2 x 0 Nacional

Cauana



quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Jornal Negritude: O jogo da Censura

Jornal Negritude: O jogo da Censura: Um grande jogo entre Inter x Nacional vencido pelo colorado por 2 x 0 aconteceu muitas coisas lamentáveis no tocante ao trabalho da impr...

terça-feira, 30 de julho de 2019

Deise Nunes e Paulo Furtado

Na extinta Rádio WNews.

Inês Brasil na Cidade Baixa


Pizzaria Xuvisko

Colegas de mídia e proprietário da Xuvisko o Toninho.

Avenida 3 x 1 Hawai (2)

Enfrentamos a boa equipe do Avenida com muitos jogadores conhecidos em outras temporadas. 
Eles saíram vencendo por 1 x 0 no primeiro tempo. Chutaram a bola no meu canto direito, bateu na trave e foi para rebote e o jogador deles chutou e fui nos pés dele mas não deu a bola entrou para o fundo das redes.
Conseguimos empatar numa grande comemoração da nossa equipe com o empate. Eles deram a saída da bola e o jogador deles correu para a ponta direita eu tentei sair do gol mas o atacante deles chutou no angulo direito bem na gaveta numa falha minha que fiquei estático sem esposar defesa vendo a bola entrar.
Ai começou o meu azar no torneio logo após o nosso gol de empate numa falha minha sofremos o gol que liquidou o nosso time.
O terceiro eles vinham em três sozinhos sai com os pés e chutei para o lado mas não deu, os atacantes do Avenida chutaram livre sem goleiro fazendo 3 x 1.



sexta-feira, 26 de julho de 2019

Hawai (2) 1 x 1 Bortolon

Fomos para as finais do Torneio com a equipe do Bortolon uma equipe que se igualava a nossa tecnicamente. Jogamos bem, seguramos bem na defesa. No segundo fizemos um gol. O goleiro deles soltou a bola e o nosso jogador completou para as redes numa vibração intensa da nossa equipe.
No finalzinho do jogo eles armaram bem o ataque e o jogador deles escapou livre e pensei era um dos nossos que dominavam a bola e me percebi que não era sai um pouco atrasado ele ajeitou e chutou a bola que bateu na trave e entrou no meu canto esquerdo da minha goleira.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Hawai (2) 1 x 0 Colombo

A nossa equipe formada de ultima hora com alguns jogadores e ninguém quase se conhecia. Fomos a luta com o time com nome de Hawai 2 , o Hawai 1 era o nome do time promotor do torneio. Saímos com esquema defensivo e jogando só para jogar no contra ataque. Saímos marcando um gol fizemos 1 x 0 numa bola rebatida da zaga deles, o nosso atacante chutou rasteiro no canto direito do goleiro. 
O time do Colombo perdeu várias chances de empatar o jogo. Numa bola chutada alta que bateu no travessão e foi para fora. E outra que o centroavante chutou livre para cima perdendo um gol claro.
No finalzinho fiz uma grande defesa numa bola chutada baixa no canto esquerdo.
Fomos a zebra do torneio, ganhamos a partida classificatória com uma equipe com técnica razoável e modesta.
Muitos me perguntaram que oração que eu rezava para ter tanta sorte como goleiro. E verdade foi muita sorte e catimba, experiência e malandragem que ganhamos esse jogo.

domingo, 21 de julho de 2019

Torneio

Dia 23.08.1987 - domingo

O time do Hawai formado pelos primos do Panisson promoveram um torneio. A equipe deles a mesma que alguns meses jogamos como time do Flávio contra eles. Nós iriamos participar do torneio com o time do Flávio mas o resto da equipe não aceitou em disputar a competição. O Panisson foi na minha casa no domingo a tarde e me convidou para comparecer no torneio. Fomos lá arrumamos um time para jogar para disputa da competição.

25/07/1987 - Sábado (continuação)

Funcionários do Stella 8 x 7 Time do Ademar
a no
Uma outra defesa o jogador chutou a bola tomou elevação para o alto e eu bem colocado voei e com a mão direita e espalmei, a bola que vinha no angulo superior esquerdo.
Numa cobrança de escanteio fechado espalmei a bola que ia certinha na cabeça do atacante que estava esperando no segundo pau.
No primeiro tempo podíamos ter ganhado se não fosse as falhas individuais da defesa do meu time.
Ventava muito, jogamos contra o vento  e toda a bola área na nossa goleira era um perigo.
O jogo no primeiro tempo ficou em 4 x 4. 
No segundo tempo foi um jogão era gol para eles e para nós, um empatava e outro passava a frente e vice e versa.
Houve um lance estranho no segundo tempo veio um balão do campo de defesa a bola picou ia entrar espalmei, ela picou na risca do gol, bateu na trave e a meia altura espalmei para fora e o atacante deles no rebote chutou e eu estava colocado e fiz uma grande defesa a bola bateu no meu corpo e foi para o rebote.
Foi um bom jogo, apesar de eu ter dormido somente três horas e ir disputar esse jogo, consegui fazer uma ótima partida.
Valeu a pelada para descontrair e lembrar os bons tempos de futebol.
Novamente demonstrei a minha grande fase no futebol de campo nesse ano e manter a escrita de toda vez que jogo no mês do meu aniversário, sempre jogo bem e faço grandes atuações.

sábado, 20 de julho de 2019

25/07/1987 - Sábado

Funcionários do Stella 8 x 7 Time do Ademar


Após um longo período sem jogar futebol, voltamos neste sábado a atuar, convidado por amigos e vizinhos do bairro fomos a um campo de futebol sete num lugar muito bonito com matos.

O nosso time formado por jogadores com físicos pouco privilegiado e com pouca técnica e mal fisicamente. Enfrentamos um adversário bem fisicamente e com técnica razoável.
Faltou um número suficiente de jogadores para nossa equipe e tivemos que pedir três jogadores deles.
A partida foi equilibrada no primeiro tempo, arrancamos logo com 1 x 0 numa falha do goleiro deles.
Eles vieram para cima empataram e viraram o jogo.
Eu comecei um pouco frio quase nem veio bola para meu gol.
Efetuei três grandes saídas espetaculares. A primeira o jogador chegou livre e sai defendi com a mão esquerda rebatendo para fora da área. A segunda defesa novamente o jogador deles penetrou livre chutou, a bola explodiu no meu peito, fiz uma boa defesa. A terceira defesa o jogador recebeu de costas a bola na hora que ele ia girar para bater para o gol, sai na hora exata espalmei a bola para escanteio, fazendo uma grande defesa.