segunda-feira, 8 de abril de 2013

Negro, Homem Discriminado

O negro, no Brasil é discriminado?
O negro foi trazido a força na base do chicote e do açoite nos porões dos navios negreiros sem condições de higiene veio o negro como um animal, sendo levado ao lugar que eles nunca tinham visto antes e nem sabiam porque iam indo.
Iam aquelas pobres criaturas para o Brasil trabalhar nas fazendas de engenho de açúcar.
O negro que vivia feliz era rei na África, tinha seus filhos, sua mulher, seus povo, sua aldeia.
Século XVII o maior produtor mundial de açúcar foi o Brasil graças ao trabalho do negro e com isso aumentou o tráfico de escravos.
Os sudaneses, iorubas, os gêges, os fantis, os minas, angolas, benguelas, os congos e moçambiques grupos negros que vieram para cá.
Passou os tempos surgiram as idéias de abolição da escravatura, no século XIX o dia 13 de Maio de 1888 foi o grande dia dos negros as correntes da escravidão eram rompidas eles se tornaram livres mas não foram libertados totalmente o império na época se preocupou mais com o gasto que causou a escravidão nem se preocupou com o problema do negro que teve que conseguir a liberdade real pelo seu esforço pessoal.
O negro após a abolição foi marginalizado, sem emprego, sem moradia, foi jogado como um casaco velho, um cachorro doente que não serve mais para o seu dono.
Século XX o mundo entrou em outros tempos surgiram acontecimentos interessantes1ª e 2ª guerras mundiais, Brasil tri-campeão mundial de futebol, assassinato do Presidente Kennedy em Dallas, Texas, surgimento dos Beatles, Rolly Stones que mudaram a mentalidade dos jovens da década de 60, o jovem descobrindo os tóxicos como fuga de seus problemas, o movimento ripe, as motos e carros com motores envenenados, conjuntos de rock: Kiss, Jackson Five e Queen, as mulheres jogando futebol, o desemprego, a divida externa do Brasil.
Com tudo isso que aconteceu e que está acontecendo em nosso país e o no mundo o negro contribuiu muito na nossa cultura e na formação do nosso povo. A nossa lingua Possue vários vocábulos de origem africana: batuque, banzé, macumba, candomblé, catinga, cacimba.
Eles contribuíram também na culinária os pratos apimentados da Bahia, vatapá, caruru, acarajé, jiló, azeite-de-dendê, guiabo,pimenta malagueta, banana de São Tomé e galinha- d' angola.
No folclore o negro deixou a sua marca nas danças o cateretê, o jongo e o samba, instrumentos musicais, o atabaque, cuíca, marimba e berimbau.
A religião é poleísta e as crenças misturadas com o cristianismo.
A religião negra tão criticada, possuem imagens de Jesus Cristo, São Jorge, Santo Bárbara, representação de Iemanjá, Exu.
Houve a mestiçagem o negro se unindo ao branco surgindo os mulatos. A união com o índio surgindo os cafuzos.
O negro no Brasil está sendo discriminado e ninguém se preocupa, não tentam mudar esse sentimento racista, o nosso governo nem liga para esse assunto.
Irei mencionar alguns casos de discriminação.
Em Gravataí um padre não aceitou batizar uma criança negra.
Um clube social não aceitou um casal de negros. E o porteiro desse clube era negro.Um supermercado em Porto Alegre não aceita negros para trabalhar.
Lojas não aceitam mulheres negras como balconista dizendo "negro não tem gosto e não sabe tratar os clientes".
Quando fazem uma propaganda para emprego dizem assim: "Queremos pessoas para trabalhar com boa  aparência.  Dizem isso porque eles não querem é negros para trabalhar".
Se a mulher é tão discriminada pelo seu sexo imagine a mulher negra que é vista como objeto de prazer, vagabunda, prostituta, boa de cama e não é respeitada pelos brancos.
O nosso exército também é racista, até o momento não surgiu um general de cor negra.
Infelizmente tenho que dizer alguns negros discriminam seu irmão de raça. O negro quando fica rico não procura uma moça de sua cor para se casar, ele se casa com uma branca para dar status. Tem gurias negras que não querem namorar rapazes de cor porque acham muito preto ou cabelo é muito pichaim.
Para resolver esses problemas de racismo existe leis, que não passam apenas de pequenas multas ao discriminador.
Mas os negros resolveram se unir e mostrar aos brancos racistas que a raça tem dignidade, amor próprio, espirito de luta, justiça e que deixou de abaixar a cabeça. Com isso surgiram os movimentos negros.
No Rio Grande do Sul na Assembléia Legislativa, 4º andar, Porto Alegre existe o Movimento Negro Unificado, Caixa Postal 7771.
Os negros provaram que tem talentos as "estrelas negras" surgiram na música, no futebol, no cinema e alguns nas novelas.
Na música: Michael Jackson, Donna Summer e Diana Ross. No Brasil temos o Gilberto Gil, Milton Nascimento, Jair Rodrigues, Alcione, Agnaldo Timóteo, Jorge Ben, Djavan, Emílio Santiago, Roberto Ribeiro, Sandra de Sá e outros.
No futebol brasileiro: Adílio e Júnior do Flamengo, Carlos Alberto Torres que jogou na seleção campeã de 70 no México. O maior jogador de futebol de todos os tempos o gênio Pelé, o driblador, o falecido Garrincha, Vladimir e Ataliba do Corinthians, Geraldão, Mauro Pastor e Silvinho do Internacional e outros.
No cinema: Zezé Mota e outros.
Nas novelas de televisão: Milton Gonçalves, Ruti de Souza e outros. Mas infelizmente o negro quando aparece na TV faz papéis humilhantes de marginal, empregada doméstica, motorista, lixeiro, prostituta sempre rebaixado.
Nunca vi um negro ser galã de novela ou ter o papel principal.
O negro sempre ajudou esse pais a ser grande, ser campeão em todos os esportes, ser o Brasil o pais do Carnaval, das mulatas mais lindas do planeta, na dança, na música mas nunca deram o valor ao esforço da raça sempre discriminando, debochando, rindo, ensinando as crianças a discriminar chamando-os de macacos preto, negrinho da África, tudo isso o negro vem agüentando quieto e abaixando a cabeça.
Ma um dia o Condor ave da liberdade vai voar sobre o Brasil e a pomba da paz pousará e o nosso povo se tornará livre das multinacionais. O povo voltará a governar o Brasil,
Negros, brancos e índios se uniram para tirar o Brasil do FMI.
As crianças brincaram juntos se abraçarão, correrão o pampa do Rio Grande do Sul de mãos dadas.
E no horizonte nos iremos ver três mãos dadas uma cor negra, amarela e branca unindo as raças e fazendo um mundo mais justo e mais humano para todos.

"Esse texto foi escrito em 1983 o qual concorri no concurso de oratória do extinto Colégio São Francisco e tirei o 1º lugar".




Nenhum comentário:

Postar um comentário