quinta-feira, 25 de novembro de 2010

América

Você que é a terra dos injustiçados, dos pobres e dos humildes,
Tu que foste descoberta por Colombo
E mais tarde explorada pelos ingleses, espanhóis e portugueses,
América Latina, América pedaço do meu coração,
Como eu queria de te ver livre dos europeus
América! tu viu os teus filhos mortos pelos brancos,
América dos Incas, dos Maias e dos Astecas,
América de Simon Bolivar,
Você que é jovem como eu,
Mãe América nos livre da destruição
Não deixe que seus filhos brancos,
Negros e índios não se matem fabricando bombas atómicas
Você que foi explorada, usada e humilhada,
E que vê a Nicarágua e el Salvador serem praticamente uma nação estraçalhada pelo ódio da guerra civil,
Vê Cuba no comunismo
O México mais pobre
O Brasil devendo cada vez mais ao F.M.I,
Argentina em crise
América! continente dos amantes
Terra morena
Terra do balanço, da folia e do sangue quente,
E eu quero ver os Andes, o Rio de Janeiro, Buenos Aires e o México,
Quero você América para nós
América! eu quero o teu por do sol
América! eu quero morrer em teus braços
Nos braços da liberdade e da justiça de Deus.

Autor: Paulo Furtado        dia 16/07/1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário