terça-feira, 3 de agosto de 2010

Vacaria Palco dos Sonhos

A chuva fina da Primavera cai lentamente na calçada, a grama molhada e a solidão da cidade bate no meu peito.
Caminho pelas ruas de Vacaria sentindo algo estranho que esta terra tem. Uma cidade estranha dita como lugar dos Rodeios e da Tradição Gaúcha. Mas agora Vacaria não é terra dos Rodeios e sim terra da Maçã.
Caminhando pela praça sentindo o cheiro das flores e vendo o seu lindo verde e sua maravilhosa Catedral. Sei lá às vezes eu odeio esta cidade e às vezes gosto dela. Não existe coisa mais linda em Vacaria quando chove e depois vem o sol de Verão a gente sente aquela coisa estranha que vem do universo. Chega à noite trazendo seus mistérios e os boêmios saem pela madugrada tocando violão na praça. Os outros vão para os bares beberem. Nos bordéis os operários solitários procuram o amor e paz nos braços das prostitutas. A noite em Vacaria é tão estranha e tudo tão quieto. A gente observa as estrelas com maior nitidez porque Vacaria está no alto da serra e nesta posição geográfica os poetas sentem mais inspiração.
Vacaria é palco de grandes fatos, tantas pessoas de sucesso passaram por aqui. Quantos filhos Vacaria expulsou do seu chão.
Apesar de vacaria ter o meu lado romântico e bonito tem seu lado triste e amargo. O lado da pobreza e da miséria dos que sofrem por não ter o mínimo de condição de viver. Dos operários que são explorados e massacrados todos os dias pelo capitalismo selvagem. A tristeza daqueles solitários e andarilhos que comem lixo pelas ruas e vivem na maior miséria.
Do lado triste vamos para lado alegre novamente. Das manhãs que o sol nasce em Vacaria daqueles dias em que a gente diz obrigado a Deus por eu existir. Onde as pessoas saem alegres e cheias de esperança pelas ruas.
Ás vezes lembro que esta cidade acompanhou toda a vida das pessoas que nela moram. Esta cidade cresce a cada dia que passa.
Não tem coisa boa que ir no Estádio do Glória e torcer com a garra de ser vacariano e ver o time da gente vencer.
As pombas voam no céu os passáros fazem ninhos nas árvores e tudo tão estranho o mistério que esta cidade tem. A gente sai de Vacaria e quando voltamos sentimos bem parece que a cidade nos acolhe com uma mãe.
No universo distante e quem sabe a anos luz os seus filhos que morreram sintam uma saudade desta cidade.
O Carnaval em Vacaria é tão simples a modesto mas é divertido, quantas paixões e amores surgiram.
Esta cidade e foco gerador de grandes amores, de grandes tragédias e grandes histórias. Vacaria é palco de várias coisas.
Saindo pela cidade você senti a coisa urbana que ela tem, as pessoas e as histórias que tem para contar.
Nos bancos da praça a juventude se reuni para criar o seu espaço que não tem.
Muitas pessoas buscam o seu espaço alternativo nesta cidade. Quantos lutam por trás da cortina para fazerem esta cidade grande e tentam criar um espaço cultural para aqueles que não tem acesso a nada possam se beneficiar.
Vacaria é tão grande e tem pontos lindos e criam inspiração para os poetas e músicos.
Quando caí a noite o fim de tarde se aproxima o sol começa a desaparecer no horizonte a gente sente aquela saudade de alguma coisa que não sabemos explicar. A estrela Dalva surge no céu e aquela angústia e vontade aumenta no peito.
E Vacaria começa a escurecer e as pessoas se preparam para se divertir ou ficarem em casa. Os operários saem das fábricas, os estudantes vão para o colégio, as prostitutas se prepararam nos bordéis, os boêmios afinam os violões para tocarem na noite. As pessoas tentam coisa alternativas, buscam paz e tranquilidade.
A noite escurece, Vacaria e com ela bate a solidão na cidade e com isso surge as filhas de Vacaria tão lindas como as Deusas do Cosmos distante.
As estrelas aparecem todas de uma vez e aqui em baixo os vacarianos ficam observando a lua e o brilho do céu.
E caminhando na noite a gente sente que as pessoas tem esperança de serem felizes. Nos mistérios e nas fantasias que a noite traz tem os vacarianos que se transformam. Esta cidade é um palco de sonhos para os boêmios e poetas é um palco de horror para os desulidos e solitários.
Nas madrugadas frias todos buscam um abrigo do frio e da solidão. Vacaria é triste no Inverno e alegre e quente no verão. As pessoas que possuem uma garra e uma vontade de viver. Esta garra deixa Vacaria mais linda e mais bonita com um espírito guerreiro como Marte o Deus da guerra. E os deuses desfilam pela noite como boêmios que buscam a alegria e felicidade no manto escuro da vida.
Paulo Furtado (concurso de Cronicas sobre Vacaria RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário